Redes Sociais, manifestações e vontade política

Redes Sociais, manifestações e vontade política

A vontade política é a capacidade de satisfazer as necessidades de uma sociedade, de forma reconhecida pela maioria dos seus integrantes. No passado o principal meio de disseminação de ideias e ações iniciadoras da vontade política eram as aulas nas instituições de ensino, quando professores e alunos discutiam suas ideias e revelavam necessidades sociais, culturais e políticas.

Hoje são as redes sociais as representantes desse meio de revelação das necessidades sociais, políticas e econômicas da sociedade. Os pensamentos e as ações das pessoas interligadas via rede social tornam-se práticas através das manifestações públicas, como ocorreu no Brasil na semana de 17 a 20 de junho de 2013. Essa contextualização para explorar o que seja “vontade política” pode parecer frágil, mas no decorrer deste texto a argumentação será fortalecida.

Um exemplo prático da falta de vontade política é o seguinte: até a década de 1980, as propagandas de cigarros eram cheias de luxo, ideia de poder, virilidade, sensualidade etc; sabia-se que o fumo era prejudicial, mas o seu consumo era elevado; a indústria do fumo recolhia impostos milionários aos cofres públicos, era necessário incentivar o consumo do fumo. Seria impossível para muitas pessoas, na década de 1980, imaginarem sociedades sem a presença massiva dos cigarros, dos fumantes, das doenças do fumo etc.

Porém, desde o final da década de 1990, muitas outras indústrias foram desenvolvidas, aumentando as fontes de arrecadação dos impostos; as pessoas elevaram o nível de consciência ambiental, com isso compreenderam que a preservação ambiental inicia com a preservação do ser humano; tomou-se consciência de que não é racional manter uma prática reconhecida mundialmente como causa de doenças terríveis e mortes precoces. Então, a reunião de todos esses fatores criou as condições necessárias para que a sociedade civil se organizasse em campanhas contra o fumo, denunciando de forma escancarada os males do fumo e a necessidade de evitar o consumo dos cigarros, cigarretes e charutos. Foi a partir daí que os poderes públicos compreenderam o crescimento dessa demanda pela ausência do fumo e criaram as leis que delimitam áreas para fumantes e não fumantes, proibição do fumo dentro das aeronaves, além de controle da publicidade do fumo.

Bem, a vontade política se materializa quando a sociedade possui uma necessidade e torna pública essa necessidade de forma racional, sensibilizando os poderes públicos, e muitas vezes até o setor privado. Ou seja, espontaneamente, reúnem-se todas as condições políticas, culturais, econômicas e sociais, tornando viável a realização de práticas legais para o atendimento da satisfação da necessidade. Assim, fica claro que a vontade política não pertence a ninguém. Não é uma determinada autoridade pública que tem a vontade política para a satisfação de uma necessidade social, cultural ou econômica.

A vontade política não pertence a ninguém; é um sentimento social resultante da integração das vontades de cada um dos integrantes de uma sociedade. Essa integração ocorre via rede social, manifestação e conquista dos objetivos. Logo, percebe-se que a materialização da vontade política induz ao aparecimento das verbas, à criação das fundações, dos programas sociais, das campanhas públicas. É importante observar também que a organização da sociedade agiliza a criação das condições para o desenvolvimento da vontade política.

A redução do valor das passagens do transporte coletivo em algumas capitais do Brasil somente se tornou possível porque as manifestações deram início à criação da vontade política. Então, quando se diz: o que falta é vontade política! Significa que ainda não foram reunidas todas as condições necessárias para que uma determinada necessidade social comece a ser satisfeita. Por isso a importância das redes sociais, participação da mídia, associações de bairros, da escolha correta dos vereadores, deputados e senadores.

Publicado em: Educonomia
Ilustração: cafécomgalo.com.br

One thought on “Redes Sociais, manifestações e vontade política

  1. Mr WordPress - 31 de Março de 2015 em 02:51

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