Automação residencial é tendência em construtoras de Manaus

Automação residencial é tendência em construtoras de Manaus

Fico impressionado como o termo CASAS INTELIGENTES vem chamando a atenção de pessoas hoje em dia. Para algumas, o efeito é de espanto. Para outras é sedutor. Mesmo eu que sou profissional de tecnologia desde 1990, quando tive meus primeiros contatos com a eletrônica ainda na escola técnica federal, fico ansioso quando ouço ou leio o termo citado.

Há muitas dúvidas e temores por parte das pessoas quanto ao que esta tecnologia realmente pode trazer de benefícios para quem a possui.

Antes de avançarmos neste assunto precisamos esclarecer alguns pontos. A fonte desta relativa confusão se deve à expressão “Automação Residencial”. Que é o nome dado a área da tecnologia cuja função principal é criar meios de facilitar o dia a dia das pessoas através dos sistemas eletrônicos. E quando nos referimos ao termo CASA INTELIGENTE queremos dizer que edificações como casas, apartamentos, escritórios, etc. possuem sistemas de automação que visam beneficiar os que ali habitam e/ou trabalham.

Não é por acaso que todas as grandes construtoras brasileiras estão investindo de forma significativa em algum tipo de automação. Praticamente em todas as regiões do Brasil existe um empreendimento com recurso desta natureza. Na cidade de Manaus, no Amazonas, estão sendo construídos atualmente quatro grandes empreendimentos de padrão elevado que terão a automação residencial como um dos seus atrativos principais.

Mas, ainda assim, fica obscuro para alguns leitores imaginar como isso tudo acontece de fato. Imagine você depois de um dia inteiro de trabalho neste calor amazônico desejar estar em casa e antes mesmo de sair do trabalho ou parado no trânsito poder através de seu celular smartphone acionar o sistema de ar condicionado da sua casa para deixa-la a uma temperatura ambiente de 220C. Assim, quando você chegar, o clima já estará agradável.

Ao chegar lá, você não precisa se preocupar com as chaves. Pois, sua porta tem fechadura biométrica e você é reconhecido facilmente pela impressão digital. Neste momento, o sistema de automação já sabe que você está em casa e prepara ainda mais o ambiente ao seu gosto. Meia luz, sua música preferida de Jazz tocando no sistema de som ambiente. Sua banheira inteligente começa a preparar seu banho enquanto você come alguma coisa. Ao entrar na cozinha os sensores de movimento detectam sua entrada e acionam o sistema de iluminação LED. Através do sistema de som você escuta a banheira avisando que seu banho está pronto e ao sair em direção ao banheiro as luzes se apagam evitando o gasto desnecessário de energia.

No meio do seu relaxamento na banheira alguém toca a campainha. Uma tela com a imagem da pessoa lá fora é mostrada automaticamente na tela da TV dentro do banheiro. E ali mesmo, pelo tablet, você aciona a abertura automática da porta para sua visita lhe esperar na sala.

As soluções possíveis são quase infinitas. Agora imagine uma pessoa idosa ou uma pessoa portadora de necessidades especiais. Como a automação residencial pode ajudar nestes casos? Pode ajudar e muito. Abrindo janelas de forma automática, acionando um exaustor para quando existir vazamento de gás e juntamente enviar uma mensagem SMS de alerta ao morador ou a algum parente para registrar o ocorrido.

Outra situação é bem comum a todos. Quando estamos prontos para dormir e lembramo- nos de desligar as luzes, ligar alarme, desligar aparelhos de ar condicionado que possivelmente ficaram ligados na sala de estar por exemplo. Dá uma angústia, não é verdade? Você sabia que se pode criar um botão digital no seu sistema de automação instalado no seu tablet ou smartphone para desligar tudo isso? Você nem imagina como é fácil de fazer.

Umas das soluções mais novas que estamos trazendo para o mercado local é a medição individualizada. Tecnologia de telemetria onde permite que cada morador de um condomínio vertical e/ou horizontal saiba exatamente quanto está gastando com água, gás e energia. Isso acaba com o rateio. Permite que os moradores saibam se gastam muito ou pouco. Isso, em quase 100% dos casos gera um consumo mais racional dos recursos naturais. Pois, expõe aqueles os gastadores. Com posse desta informação os moradores e condomínio podem fazer melhor uso dos recursos naturais e financeiros.

Enfim, poderíamos ilustrar várias situações. Mas, como já foi dito, quase tudo é possível, se acompanhado por um integrador de automação especializado. Fazer com que o sonho de ter uma automação em casa seja algo viável e real é sempre nossa meta. É para isso que a cada dia os fabricantes lançam tecnologias melhores e mais acessíveis.

Texto escrito por: Carlos Mauricio F. Nogueira, diretor técnico da ALL IN TECH INTELLIGENT SOLUTIONS, engenheiro eletricista, ministra a disciplina de eletrônica para cursos de engenharia, profissional credenciado pela associação brasileira de automação residencial e com vários cursos de especialização na área de automação residencial, áudio e vídeo.

Por Carlos Nogueira

Os comentários estão fechados.